O Sagrado Feminino, ciclos lunares e menstruais, mandala lunar e plantar a lua.
- omshanticosmeticos
- 8 de abr. de 2019
- 4 min de leitura

Pra começar a falar desse assunto que sou completamente apaixonada, peço que tentem tirar todas as impressões erradas que tiveram até aqui sobre o que é ser mulher, tentem quebrar tabus colocados em nós desde novas e interpretarem esse texto como a reconexão com a sua mulher selvagem, suas ancestrais e com o seu Eu de agora.
O sagrado feminino é uma busca pelo auto-conhecimento de se encontrar como mulher. Seu corpo e sua natureza. . Somos irmãs, mães, filhas, avós, somos parte de um todo. Somos a natureza, a grande mãe, a donzela, a feiticeira, a bruxa, a mulher que dança e celebra a lua e suas fases.
O sagrado feminino é a reconexão com as nossas deusas, o celebrar ser mulher e olhar para a próxima com olhos de amor. Somos o espelho da natureza e quando passamos a entender como ela funciona, entendemos a nós mesmas.
Começamos a observar que quando a lua troca nossa menstruação desce, que nosso ciclo menstrual tem 4 fases e exatamente como ela, nós nascemos, crescemos, minguamos e morremos.
Por muito tempo odiava estar menstruada, saber que só por ser mulher teria que passar todo mês por isso e ter que me privar de muitas coisas quando estava "naqueles dias” me deixava muito frustrada. Mas quando entendi o tamanho do poder que temos dentro do nosso útero e olhei para outras mulheres incríveis, vi que eu também tinha esse potencial (que todas temos), entendi que geramos vida e que carregamos em nós a Grande Mãe. Aprendi amar ser mulher.
Pra falar de menstruação não tenho como deixar de falar dos ciclos lunares. O nosso ciclo menstrual dura em média 28 dias (pode variar, cada corpo é único) e dentro desses dias separamos em quatro momentos que correspondem as fases da lua.
1 - PRÉ OVULAÇÃO - FASE CRESCENTE - NOSSA PRIMAVERA
Assim como a primavera, esse é o nosso momento de começarmos a olhar o mundo de uma forma nova, sair do nosso inverno, plantar boas sementes e colher as flores que estão chegando. Essa fase representa o arquétipo da donzela, a que busca por novos conhecimentos, que anseia pela vida. Nesse momento, estamos com a energia para conquistar o mundo, hora pra pensar em projetos e buscar conhecimento.
2 - OVULAÇÃO - LUA CHEIA - CHEGOU O VERÃO
E é no verão que colocamos o corpo inteiro pra se encher de vida, nesse momento estamos dispostas e receptivas, prontas para alcançar novos ares. Do arquétipo da MÃE, queremos abraçar o mundo e no nosso coração cabem todos, momento para reunirmos amigos e fazer um ritual pra essa grande lua. Nossos hormônios estão a toda, junto com nosso magnetismo, perfeito para encontrar pessoas ou até tirar aquele plano de trabalho voluntário do papel.
3 - TPM - LUA MINGUANTE - AHH O OUTONO
Com a chegada do outono, começamos a nos preparar para o inverno, é nessa hora que precisamos nos resguardar e começar a olhar mais para dentro. A nossa vontade de mudança é constante, já não aceitamos mais o que não nos faz bem, nossa honestidade vem à tona e por isso precisamos começar a nos entender. O arquétipo é a anciã, que representa a transformação, a morte, que vem para coisas novas nascerem. É a última lua visível no céu, que aos poucos vai se apagando para nascer e recomeçar todo o ciclo.
4 - MENSTRUAÇÃO - LUA NOVA - CHEGOU NOSSO INVERNO
Hora de nos resguardar, de conhecermos nosso lado obscuro, fase da nossa morte, de nos descobrirmos como mulher.
Devolvemos para terra nosso sangue e ficamos prontas para renascer. Momento de despertar nossa deusa interior, sabendo que tudo em nós é sagrado, resgatar os costumes das nossas ancestrais e ser grata por mais um ciclo.
Para entendermos melhor como nosso ciclo funciona e seguir ele pelas fases da lua, a mandala lunar se encaixa perfeitamente.
Pois nela conseguimos marcar o primeiro dia da nossa menstruação e em qual lua ela começa a partir disso vamos anotando dia após dia os nossos sentimentos e sensações, desde sua criatividade até sua libido. Aprendemos ouvir nosso corpo falar e observar essas mudanças é muito importante para nos descobrirmos.
E quando chegar sua menstruação é hora de se reconectar com a terra, devolvendo nosso sangue a ela. Chamamos isso de plantar a lua.
Esse ritual é ancestral, na época em que as mulheres acreditavam que a menstruação era um presente dado da Grande Mãe, um momento sagrado, então elas se acocoravam e deixavam seu sangue fluir e regar a terra.
Hoje podemos usar outros meios também.
Para quem usa o coletor menstrual, você pode despejar seu sangue em seu jardim, plantas, ou em algum lugar que seja sagrado para ti.
Para quem usa absorvente de pano, você os deixa de molho em uma bacia, depois retira a agua e pode regar suas plantinhas.
Nosso corpo é natureza, tudo que ele produz é natural, ao voltar para terra ela saberá transformar em algo lindo. Não tenha receio, não tenha nojo, separe seu tempo, se reconecte com a sua mulher selvagem e se descubra.
Commentaires